7 de maio de 2007

Toxoplasmose

O que é?

"Trata-se de doença infecciosa causada por um protozoário chamado Toxoplasma gondii. Este protozoário é facilmente encontrado na natureza e pode causar infecção em grande número de mamíferos e pássaros no mundo todo. A infecção nos humanos é assintomática em 80 a 90 % dos casos, isto é, não causa sintomas, e pode passar desapercebida naqueles pacientes cuja imunidade é normal. As defesas imunológicas da pessoa normal podem deixar este parasita “inerte” no corpo (sem causar dano algum) por tempo indeterminado.
No entanto, quando esta pessoa tornar-se imunodeprimida (com as defesas imunológicas diminuídas) por qualquer razão (HIV-Sida, ou mesmo após uma doença muito debilitante) os sintomas e a doença toxoplasmose podem-se manifestar.

Outro período particularmente de risco para se adquirir a infecção é durante a vida intra-uterina, da gestante para o feto (transmissão vertical). O feto pode ser afectado na sua formação quando contaminado."

Como se previne?

"Como a principal forma de contaminação é via oral, de uma forma geral a prevenção deve ser feita:

Pela não ingestão de carnes cruas ou mal-cozidas (lá se foram as jantaradas em restaurantes brasileiros onde abundam a tão deliciosa picanha)

Comer apenas vegetais e frutas bem lavados em água corrente (nada de alfaces e morangos nas noites de verão fora de casa)

Evitar contato com fezes de gato (a mami não gosta de gatos...)

As gestantes, além de evitar o contato com gatos, devem submeter-se a adequado acompanhamento médico (pré-natal). Alguns países obtiveram sucesso na prevenção da contaminação intra-uterina fazendo testes laboratoriais em todas as gestantes.
Em pessoas com deficiência imunológica a prevenção pode ser necessária com o uso de medicação dependendo de uma análise individual de cada caso."

Isto vem a propósito do facto da mami não ser imune à toxoplasmose o que implica cuidados redobrados na hora das refeições e alguma atenção especial a certas situações.

Obrigado pelo cuidado e sacrifícios que tens tido com a alimentação. Teu micróbio agradece...



2 comentários:

KaSTRo disse...

gostei particularmente da parte da "transmissão vertical"... defacto é uma boa transmissão, mas a transmissão ás 4 ou "horizontal" tb funciona bastante bem e é menos cansativa (doido, estes amigos são completamente varridos)

Ó caramelo, o tipo bai nascer saudavel e sem problemas e vai xafurdar a terra toda do quintal, isto depois de ter comido a relva qd tu estavas distraído... e acredita, vai vender saude...

Castro

paulsobral disse...

Não sei se o pai ia gostar muito dessa ideia, depois da trabalheira toda com a manutenção do jardim e da consulta ao livro "Jardinagem para Totós". :)