31 de outubro de 2007

A "barriguinha" da mami...

Na semana passada a miguinha da mami (Filipa), que tem muito jeito para a pintura, ofereceu-se para fazer um desenho na barriguinha da mãe. Tive algumas cócegas com os lápis de côr ao inicio, mas depois passou. O resultado foi tão giro que o papá decidiu colocá-lo no blog e assim actualizar a sua imagem e ao mesmo tempo mostrar aos amigos a minha enorme "casinha" onde ainda estou a morar :)
Agora percebo as dores de costas da mami...
Apesar disso ficas muito bem com essa barriguinha mamã...!

Até breve...:)

O descanso da princesa...


Ola.

Como prometido venho-vos mostrar hoje a minha caminha onde irei dormir daqui a uns tempos. A roupa e o colchão da cama foi u
m presente do Tio Junior!
As cores coloridas ficam bem com a parede verde que o papá pintou. Para a próxima mostro-vos mais umas peças do meu quarto que aos poucos está a ficar bonito e confortavel.

Um beijinho grande ao Tio Junior pelo presente...

Até breve...:)


30 de outubro de 2007

Mais um pouco...

Ola.
A consulta de ontem correu bem. Puseram novamente um cinto a volta da barriga da mami, para ouvirem o meu coração e contabilizarem os meus movimentos. Será que o ataque de soluços que tive nessa altura também contou? :)
Devido ao controlo das diabetes da mami a alimentação tem sido menos "doce" e como tal não engordei muito. Tenho 3300gr e sensivelmente a mesma medida da semana passada. À minha mãe mandaram fazer umas caminhadas, ou melhor "ver montras", para iniciar mais rapidamente o trabalho de parto...
Toda a gente quer que eu saia :)
Vamos ver se haverá novidades esta semana...

Até breve...

26 de outubro de 2007

38 semanas...

Olá.
Já são 38 semanas e a partir de agora pode ser a qualquer altura...os papás estão ansiosos pelo momento e conscientes de que vai ser um marco nas vidas deles...(também na minha)
Na próxima segunda-feira está marcada uma consulta onde se irá analisar melhor a altura de nascimento, afinal de contas já estou crescidinha e pronta para iniciar a vida aí fora ;)

Semana 38: O mecónio está a acumular-se nos intestinos. O mecónio é uma massa verde de desperdícios e células da vesícula, fígado e pâncreas. Pouco depois do nascimento esta substância será expelida pelo bebé.
As gestantes em geral apresentam contrações uterinas ainda não rítmicas que preparam o organismo para o trabalho de parto. Fique atenta às movimentações fetais e a uma eventual perda de líquido.

Aqui temos um video das 38 semanas...

Até breve...

18 de outubro de 2007

37 semanas...

Ola a todos!

Segundo os meus pais, já está tudo preparado para a minha chegada, pelo menos em termos materiais, já não falta nada...só o pai tem de terminar umas pequenas coisinhas no meu quarto. A enorme lista da grávida está toda "vista" e agora é esperar e colher informações necessárias para o parto propriamente dito (não é papá??)

Querem saber o que acontece nesta semana?

"Cerca de 85% dos nascimentos ocorre num intervalo de 2 semanas ( antes ou depois ) da data prevista do parto, por isso esteja atenta aos sinais de parto. O bebé está mais atento ao que o rodeia. É nesta altura que o bebé se vira na direcção de uma fonte de luz. O fim desta semana marca o fim do desenvolvimento, o crescimento agora começa a abrandar."

Algo engraçado que me tem acontecido ultimamente (pelo menos é o que a mami acha...) é uns pequenos sustos que tenho tido quando por exemplo cai algo ao chão e faz muito barulho, quando a mãe espirra, quando ouço pratos a bater muito alto...fruto da minha atenção aos sinais aí fora. Afinal tenho que estar atenta para depois não estranhar, né?

Até breve :)


17 de outubro de 2007

meio metro...:)

Ola.
Ontem foi a consulta das 36 semanas e segundo as medidas do Sr. Dr. estou quase com meio metro, mais precisamente 49,7 cm. O peso ronda os três quilos. Ou seja, no espaço de um mês acumulei quase um quilo e 5 cm de comprimento.
O Papá ja fala numa "grande princesa" que tem e a mamá numa "mulherona" :)
Apesar de acima da média (percentil 75), os valores são considerados normais tendo em conta a boa alimentação da mami e altura do papá...

A mami está também com sintomas de diabetes gestacional:
"Chama-se gestacional a diabetes que ocorre durante a gravidez, em mulheres que não eram diabéticas antes de engravidar. Normalmente, desaparece depois do parto."

Controlar os niveis da glicose com uma dietazinha e umas picadinhas no dedo de vez em quando é o que a minha mami vai ter de fazer...

Até breve...:)



11 de outubro de 2007

36 semanas...

Ora, 36 semanas...isto dá muitos dias aqui no conforto da mami, mas também significa que o dia D está para breve :)
Nesta altura de gestação o que acontece é o seguinte:

O bebé está a engordar. Serão os depósitos de gordura que o vão ajudar a manter a temperatura corporal depois de nascer. A média de peso anda à volta dos 2,5 kg.

Na próxima consulta que será na segunda-feira, irei confirmar o meu peso e tudo o resto. Depois darei mais noticias...

Até breve :)

10 de outubro de 2007

Tanta glicose...


Ola.

Na recta final da gravidez da mami existem alguns exames e testes a fazer, entre eles está o chamado teste de tolerância à glicose das 3 horas. É ingerido em jejum um liquido ultradoce e depois é retirado sangue para análise hora em hora (3X) para verificar a rapidez com que ela é removida do sangue da grávida.
Todas as grávidas sabem o enjoo que este líquido provoca e já agora confirmo que o bébé também o fica :)
O que vale é que em principio será o ultimo teste deste tipo...é caso para dizer "chega de açucar!"

Até breve...

4 de outubro de 2007

35 semanas...

Já vão 35 semanas, e só faltam 35 dias...ou menos :)

35ª semana
A partir desta altura, os pulmões já produzem uma substância fabricada pelo próprio organismo que faz com que eles sequem, e assim eles deixam de ser imaturos.
Muitos bebés também já poderão “dar a volta” e posicionar-se na pélvis da mãe de cabeça para baixo. Mas nem todos os bebés fazem isso antes do nascimento.

...eu já estou de cabeça para baixo :)


Até breve...



1 de outubro de 2007

Prendinhas...

Olá, é tempo de actualizar as minhas prendinhas recebidas dos amiguinhos nestas ultimas semanas :)



Um util porta-documentos da amiga da mami Alda...






e uma giríssima abelhinha que vai dar-me musiquinha ao adormecer, dos amigos dos papás Lisete e Telmo...

A todos vós um beijinho muito grande directamente da barrigalândia da mami :)

Até breve...